"Preparo e receita ..."
Porque há dias quando escrevi sobre favas, falei nas "Favas de Alhada" e alguém me inquiriu se existia tal receita uma vez que nunca tinha ouvido falar, resolvi voltar ao assunto
Apenas para aqueles que ainda não conhecem, deixo a receita das "Favas de Alhada" que em tempos passados, se comiam neste mês de Maio, altura do ano em que as favas estão a caminho de ficar completamente secas.
As favas descascadas são colocadas na água, para abrandecer. Depois de algum tempo de molho, retira-se-lhes os olhos, ou seja, aquela marca negra que têm num dos topos.
Assim tratadas vão ao lume para cozer apenas em água e sal. Após a cozedura, são retiradas da água para os pratos e temperadas, com salsa, azeite e alho picado, tal como se faz por exemplo, com o grão de bico.
Agora é provar o petisco.
Se gostarem podem repetir.
"Conceição freguezia derramada por cazaes a N.O. de Faro, quasi toda em terreno plano e de boa produção de cereaes e algum figo. Igreja mediana em fábrica, junto á ribeira que vêm á ponte do Rio Secco na estrada de Faro, só com casas do parocho ao pé, o qual pagava outr´ora 400 réis por anno ao prior de S. Pedro de Faro, de reconhecença. Confina com Estoi ao N., S. João da Venda e Stª. Barbara a O., Faro a S., Pexão a E. ... antigo curato de apresentação do Bispo no termo de Faro..."
Sem comentários:
Enviar um comentário
Olá amigos
Usem a caixa abaixo para escrever a Vossa mensagem de forma correta e sucinta, tratando apenas um assunto em cada comentário (mensagem).
Obrigado
JJ Rodrigues