segunda-feira, 17 de agosto de 2009

FESTAS DE VERAO

Nos próximos dois fins de semana, decorrem as Festas de Verão da nossa aldeia, promovidas pela Junta de Freguesia.

As Festas têm lugar no adro da Igreja, a partir das 21 horas, com o habitual arraial, comes e bebes, bailes e variedades.

A abrir, na próxima Sexta-Feira, um espectáculo de Folclore Internacional, com a actuação dos grupos:

-Iskele Municipality Folk Dance Group, de Iskele - CHIPRE DO NORTE
-Fundacion Artistica Imagen Y Expresion, de Cali - COLOMBIA
-Folk Ensemble Karpaty, de Bratislava - ESLOVAQUIA

A fechar no Domingo dia 30, haverá também lugar a um Encontro de Ciclomotores e Motociclos Antigos.

Mais uma excelente oportunidade para um bom convívio na nossa aldeia e rever alguns amigos. Nós lá estaremos.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

VAREJO

" Após o 2º. Domingo de Setembro é autorizado o rebisco..."


Estamos em plena época do "varejo" que começa em "meados" de Julho, terminando a meio de Setembro.
Cerca de dois meses em pleno rigor do verão que eram necessários para varejar e apanhar toda "a novidade do ano", ou seja, as amêndoas, alfarrobas e figos dos quais a freguesia de Conceição de Faro era boa produtora.

Trabalho árduo, artesanal feito marioriatariamente por homens que utilizando varas de pau ou cana com cerca de 4 a 5 metros de comprimento, batem com alguma força e habilidade nos frutos, para os deitar ao solo, sendo depois apanhados á mão para "alcofas, cestos e quentais", pelas mulheres que seguem atrás.

Estas vasilhas utilizadas para apanha, são despejadas em sacos, para facilitar o transporte e armazenamento.

Os frutos têm de ser apanhados neste período de tempo, evitando que maduros e ainda nas árvores se estraguem com as primeiras chuvas de Outono.

No final do varejo após o 2º. Domingo de Setembro, era autorizado o "rebisco", isto é, qualquer pessoa podia entrar na propriedade alheia a fim de rebuscar e apanhar para si, os frutos eventualmente perdidos na apanha.

Após o dia de S. Miguel (finais de Setembro), o "rebisco" era autorizado até nas propriedades que não tinham sido varejadas, presumindo-se que o varejo não iria ser feito nesse ano!

Hoje esta actividade foi praticamente esquecida ou abandonada na nossa freguesia.

Devido á abundância de água quase deixaram de existir os grandes pomares de sequeiro de belas amendoeiras, frondosas alfarrobeiras e doces figueiras, sendo substituídos por regadios pomares de citrinos.

Também a técnica da apanha dos frutos secos foi desenvolvida utilizando-se agora vibradores mecânicos que colocados nos troncos das árvores, ao vibrar fazem cair os frutos sobre uma rede que cobre o solo, facilitando a apanha.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

FESTA DA SOLIDARIEDADE

"Nossa Familia Amiga ..."

Vai ter lugar na próxima Sexta-Feira, dia 14 do corrente, a partir das 20,00 horas, na Esplanada da Casa do Povo, uma Festa de Solidariedade, organizada pela Nossa Família Amiga, com o apoio da Casa do Povo e de diversas Empresas e Empresários.

Do Programa consta:
- Desfile de Moda "Reciclar está na Moda", com a participação das estilistas, "Rossana", "Marisa", "Sabrina" e "Marta".
-Baile com o "Duo Compact2"
-Variedades com a actuação de "Custódio Carlos"

Esta festa tem Entrada Livre e contará com o habitual serviço de bar.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

CORTE DAS ARVORES


"A nossa Aldeia está mais pobre..."

Desde ontem que as árvores do novo bairro estão a ser cortadas e destruídas uma reivindicação antiga dos moradores.

A razão deste abate deve-se ao facto das raízes estragarem as canalizações de águas pluviais e esgotos das casas vizinhas. Nalguns casos até levantam os pavimentos no interior das casas.

Lamenta-se embora se concorde que na actual situação, era inevitável.

Pensamos que tudo seria evitado se tivesse havido mais atenção quando no projecto foram aprovadas esta espécie de árvores que devido á sua natureza, espalham as raízes, pelo solo em volta, procurando zonas húmidas e água necessária á subsistência, entrando e entupindo os esgotos.
É na verdade uma árvore de jardim que proporciona boa sombra. Não é certamente para ser plantada junto a habitações, sob as quais as raízes rapidamente se espalham.
Assistimos agora, em pleno verão, a este lamentável abate de árvores já adultas.
Para grandes males, grandes remédios... corta-se o mal pela raiz!
Neste caso o mal apenas foi cortado pelo pé, a raiz continua lá. O que quer dizer uma parte do mal também.

Aguarda-se o desenvolvimento do assunto e que as novas árvores a ser plantadas sejam devidamente estudadas para que venham a ser um beneficio, não um mal.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

ANA DIAS


Parabéns Ana !!!

Aos 35 anos de idade Ana Dias actualmente a correr maratonas, sagrou-se Campeã Nacional dos 5000 metros, na pista do Seixal, deixando nos lugares imediatos Anália Rosa e Leonor Carneiro!!!

Esta atleta olímpica, iniciou a sua carreira desportiva precisamente na Secção de Atletismo da nossa Casa do Povo, onde esteve até á categoria de sénior, passou depois pelo Maratona de Faro, Sporting C. Portugal e representa agora a Casa do Benfica de Faro.

No fim de semana encontrei o seu treinador de sempre o Fernando Barão que estava radiante, com mais esta vitória e pela obtenção de minimos de qualificação nos 10.000 metros, para o Campeonato do Mundo de Atletismo que se disputa em Munique, onde correrá, no próximo Sábado, dia 15, pelas 17,00.

Biografia da atleta »»»